Actoil

Blog Actoil

Voltar

Usinas buscam produtividade no uso do maquinário

01 set

Usina Ferrari, do interior de SP, aumentou vida útil de peças, reduziu gasto de combustível e problemas com equipamentos com o uso do produto multifuncional Actioil A550

Uma parceria entre a Actioil do Brasil e a Usina Ferrari, voltada à produção e ao processamento industrial da cana-de-açúcar, localizada no interior de São Paulo, foi realizada no ano passado, gerando economia de combustível, funcionamento constante das máquinas e maior vida-útil das peças. O produto multifuncional Actioil A550, indicado para o tratamento do Diesel, foi usado em caminhões e máquinas da propriedade, com a manutenção da potência dos motores e mitigação dos riscos de parada (por saturação dos filtros de combustíveis ou outras razões).

"O objetivo principal era impedir os riscos de parada dos equipamentos, principalmente por saturação dos filtros, cujo primeiro sintoma apresentava-se pela perda de potência dos motores. Com a utilização do diesel aditivado com Actioil conseguimos reduzir drasticamente as paradas não programadas, aumentando a disponibilidade operacional de toda a frota movida a Diesel", afirma o gerente de manutenção automotiva da Usina Ferrari, Edimilson Gomes Leal. "Percebemos também uma melhora na combustão do Diesel, implicando em menores emissões para atmosfera e também extensão no período de troca dos filtros de combustíveis desde o início da aplicação do A550", ressalta Leal.

Os testes, realizados no segundo semestre do ano passado, duraram 60 dias e, segundo os registros da companhia, houve redução no consumo de combustível em 2,4%. Com isso, pode-se afirmar que, a cada dez mil horas de trabalho, deixou-se de emitir para a atmosfera 68 toneladas de dióxido de carbono por ano. Outro aspecto notado pela companhia é que a vida útil dos filtros em caminhões aumentou dez mil quilômetros. Ou seja, as trocas passaram a ser realizadas com 30 mil quilômetros em vez de 20 mil. "Economicamente, o A550 é de fácil comprovação de retorno", conclui Leal.

Homologado por marcas como Case, New Holland, Iveco, JCB, Caterpillar e Petrobras Distribuidoras, o A550 conserva e protege os equipamentos e veículos movidos à Diesel. "O A550 protege os motores, peças e o combustível garantindo o funcionamento do motor. Dessa forma, com o sistema restaurado, eles apresentam funcionamento mais duradouro, além da redução das emissões de gases", afirma o diretor da Actioil para o Brasil e América Latina, Gilles Grimberg. O motivo para os resultados está na fórmula do produto, que conserva as características do Diesel com aplicações contínuas na mistura de 0,1% do total do tanque.

Comentários 0