Actoil

Blog Actoil

Voltar

Poluentes no ar de São Paulo superam níveis recomendados pela OMS

09 jun

Atenção deve ser redobrada no inverno, época com maior concentração de poluentes na atmosfera

A OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgaram que níveis de poluição na cidade superam padrões recomendados como mais seguros para o ser humano. O cenário em São Paulo não se compara a Nova Déli ou a Pequim. Mas há muito o que fazer, como o cumprimento de medidas previstas em lei, que estão atrasadas.

Na lista da OMS, a capital paulista aparece entre as centenas de cidades do mundo com índices acima do sugerido. A entidade, ligada à ONU, baseia-se em limites estabelecidos por ela própria em 2005. À época, definiu-se que seria aconselhável a população ter contato com a concentração de partículas inaláveis, espécie de poeiras: até 20 microgramas por metro cúbico de ar, me média, por ano. O índice atribuído pela OMS à capital paulista foi de 35 microgramas por metro cúbico, o dobro do limite.

Essas partículas são conhecidas pela sigla MP10 e resultam principalmente do processo de combustão de veículos. De diâmetro inferior a um fio de cabelo, circulam no ar e, ao serem inaladas, param no pulmão.


Fonte: Folha de SP
 

Comentários 0