Actoil

Blog Actoil

Voltar

Diesel pode ser liberado para carros de passeio

03 set

Um novo projeto de lei pretende liberar o consumo do combustível para esses veículos.

Atualmente, o uso de óleo diesel em carros de passeio é vetado no Brasil, devido à portaria número 23 de 1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC). Porém, um novo projeto de lei pretende liberar o consumo do combustível para esses veículos. Há cinco anos no mercado brasileiro, a Actioil vem oferecendo soluções para o diesel e acredita que a proposta trará benefícios para o consumo e produção de combustíveis no país.

O projeto de lei número 84 de 2015, proposto pelo senador Benedito Lira (PP-AL), destaca que o combustível deve ser liberado devido às vantagens dos motores a diesel, pois são mais econômicos, silenciosos e menos poluentes. Além disso, o texto afirma que a liberação contribui para o desenvolvimento do biodiesel como uma alternativa ao diesel derivado do petróleo. O óleo diesel comercializado no Brasil tem a adição de 7% de biocombustível na composição. 

Devido à lei atual, o diesel é utilizado apenas em veículos de transporte coletivo, carga e off-road com capacidade acima de mil quilos.  No entanto, caso o projeto seja aprovado, veículos de passeio com motores a diesel poderão ser comercializados no Brasil, o único país no mundo que proíbe o carro de passeio a diesel.

História

No Brasil, a proibição do uso do óleo diesel em carros de passeio teve origem na década de 1970. Na época, a portaria n° 346, de 19 de novembro de 76, juntamente às resoluções complementares, estabeleceu que os motores a diesel restringiam-se aos meios produtivos, como o transporte de cargas, geradores, máquinas de construção e agrícolas.

Além do cenário macroeconômico composto pelas duas crises do petróleo - o que elevou o custo de importação, a tecnologia da época não previa o controle de emissões, os motores eram ruidosos e de baixo desempenho, e o combustível tinha alto teor de enxofre.

 

Comentários 0