Actoil

Blog Actoil

Voltar

Projeto de Lei quer estabelecer cronograma de aumentos na mistura

01 set

Nessa terça-feira (25), o deputado federal Luciano Ducci (PSB/PR) apresentou o Projeto de Lei 2.751/2015 que propõe a criação de um novo cronograma de ampliações para a mistura de biodiesel.

Na falta de uma ação mais decidida do Executivo, a solução pode vir do Legislativo. Nessa terça-feira (25), o deputado federal Luciano Ducci (PSB/PR) apresentou o Projeto de Lei 2.751/2015 que propõe a criação de um novo cronograma de ampliações para a mistura de biodiesel. 
 
O PL determina que a mistura obrigatória suba um ponto percentual pelos próximos três anos. Dessa forma teríamos: B8 em 1º de janeiro de 2016; B9 em 2017 e B10 a partir de 2018.
 
Além disso, o piso da mistura passaria a ser de 7% no caso de risco de desabastecimento do mercado. Desde que a Lei 13.033 foi promulgada em setembro do ano passado, o mínimo passou a ser o B6.
 
O deputado paranaense justifica o aumento da mistura com base principalmente nos benefícios do biodiesel para a qualidade do ar apontando que o biodiesel é citado no Protocolo de Kyoto das Nações Unidas “como uma das maneiras mais eficazes de reduzir a poluição atmosférica”. 
 
Ele cita que, com a adoção do B10, seria possível reduzir as emissões brasileiras de CO2 em 65 mil toneladas e evitar quase 34,5 mil internações por problemas respiratórios anualmente.
 
 
 
Fonte: Biodieselbr

Comentários 0