Actoil

Blog Actoil

Voltar

Petrobras Biocombustível produz biodiesel a partir de óleo de peixe

11 mar

A usina de biodiesel da Petrobras Biocombustível em Quixadá, no Ceará, iniciou a produção de biodiesel a partir do óleo extraído de vísceras de peixes, conhecido como OGR (óleos e gorduras residuais) de peixe.

A companhia recebeu, em dezembro, 4,55 toneladas do produto para produção de biodiesel. O volume é resultado do primeiro contrato de compra firmado com a Cooperativa dos Produtores do Curupati, em Jaguaribara, região centro sul do Estado. Também foi assinado convênio com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará para assistência técnica aos piscicultores dos açudes do Castanhão e de Orós.

Até o fim do ano, o projeto poderá alcançar metade dos 600 piscicultores familiares que atuam nos dois maiores açudes da região: o Castanhão, que tem áreas produtivas nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama e Alto Santo, e o Orós, nos municípios de Orós e Quixelô, ambos na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe. A expectativa da Petrobras Biocombustível é adquirir, em média, 15 toneladas por mês do produto, o que diversifica as alternativas de matéria-prima da usina de biodiesel de Quixadá.

 

Fonte: Canal Jornal da Bioenergia

Comentários 0