Actoil

Blog Actoil

Voltar

Óleo Diesel abre 2015 com qualidade em queda

02 mar

Depois de ter melhorado razoavelmente em dezembro passado, a qualidade do óleo Diesel entrou em 2015 em baixa.

De acordo com o mais recente Boletim de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, liberado hoje (03) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o produto registrou um índice de não conformidade de 4,22% em janeiro – aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Em comparação ao mesmo período em 2014, a alta no índice de não conformidade do derivado do petróleo é ainda mais acentuada – de 1,93 pontos percentuais.

Das 6.424 amostras analisadas pelos técnicos da agência, 271 apresentaram irregularidades, sendo o “Teor de Biodiesel” a principal causa das reprovações. O quesito correspondeu a 45% das amostras com problemas.

Em seguida, aparecem o “Enxofre” e o “Ponto de Fulgor”, com, respectivamente, 22,14% e 12,50% das rejeições.

A qualidade do óleo diesel começou a traçar uma trajetória descendente em outubro passado, quando o índice de não conformidade subiu de forma surpreendente – de 2,27% registrados em setembro para 3,71%.

Desde então, a qualidade do óleo diesel vem declinando - à exceção por novembro último, quando ensaiou uma recuperação.

Nacional

Doze unidades federativas apresentaram aumento nos índices de não conformidade entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 quando comparado ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2014).

O Pará foi o estado onde a elevação de amostras inconformes entre os trimestres foi mais pronunciada: 4,7 pontos percentuais. Já Paraná e Tocantins foram os que computaram a menor alta no período analisado – de apenas 0,1 ponto percentual.

 

Fonte: BiodieselBr

Comentários 0