Actoil

Blog Actoil

Voltar

Qualidade do diesel brasileiro melhorou em 2014

21 jan

Apesar da qualidade do óleo diesel brasileiro não ter se saído muito bem no último trimestre do ano, o ano de 2014 não foi tão ruim

Contabilizados os resultados de todos os Boletins Mensais de Qualidade publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) do ano passado, a não conformidade do óleo diesel ficou em 2,74% – das 83.153 amostras coletadas pelos técnicos da agência Brasil afora, 2.276 apresentaram algum tipo de problema. 

No mês de dezembro, a não conformidade ficou em 3,63%. Ainda é um resultado ruim, mas já representa uma melhoria significativa em relação aos 4,34% de novembro e aos 3,71% de outubro.   

Segundo o boletim mais recente, 176 das 4.842 amostras coletadas em dezembro reprovadas.

Biodiesel
Uma tendência preocupante está no peso do critério teor de biodiesel. Pelo segundo mês consecutivo o critério teve o maior impacto na não conformidade do diesel. Nada menos que 50 das amostras reprovadas pela agência reguladora tinham algum problema relacionado ao biodiesel – 28,4% do total.

Não é uma liderança tão absoluta quanto a do mês passado quando 30,8% das amostras reprovadas tinham problemas relacionados ao biodiesel.

As categorias aspecto e enxofre tiveram 46 problemas cada uma e ficaram com o segundo lugar.

Estados
Em 11 unidades federativas a qualidade do diesel apresentou piora no dado trimestral. De longe, o pior resultado é do Amapá onde o óleo diesel teve 26,7% das amostras foram reprovadas.

 

Fonte: BiodieselBr

Comentários 0